sexta-feira, 17 de junho de 2011

Natarajasana, a representação de Shiva


A imagem mais conhecida do deus Shiva, está diretamente ligada com a dança


A imagem mais conhecida do deus Shiva, está diretamente ligada com a dança, sendo que a estátua de Shiva Nataraja retrata um rei que dança. Na tradição hindu, Shiva é a divindade máxima do Yoga e aparece como rei (raja) dos dançarinos (nata). Este movimento é realizado dentro de um círculo de fogo, onde ele destrói e reconstrói o universo. Trazida para o Yoga, a imagem tradicionalmente conhecida pelo rei sofreu algumas modificações. Intitulada nata (dançarino), raja (rei) e asana (postura), o natarajasana significa a posição do rei que dança.

Para a realização deste asana é preciso encontrar, individualmente, as variações de posições, para então, chegar à postura final, explica a professora de Yoga Renata Quirino, da Satya Mandir, de São Paulo. As mais simples, para os iniciantes, poderá ser feita quando a perna for elevada apenas um pouco para trás. E as mais difíceis, em que a perna estendida não precisará do auxílio das mãos para sustentação. O grau de variação está diretamente ligado com a apresentação visual, uma vez que a postura se mostrará esteticamente perfeita, quando o corpo estiver bem flexionado, diz o professor de Yoga Marcos Simões, da Anima Mundhy, de São Paulo.

A realização do asana depende de vários aspectos, que conjuntamente, irão fornecer o suporte necessário para a postura e execução correta do exercício. A professora de Yoga Renata Quirino destacou que é preciso ter força e equilíbrio para executar essa postura. “É preciso usar musculatura para manter o corpo rígido e para adquirir maior flexibilidade, não só para este asana específico, mas também tanto outros que existem e exigem tanto ou mais preparo para a execução,” explica.


Equilíbrio entre corpo e mente 
Os exercícios propostos pelo Yoga visam sempre atingir um nível de equilíbrio, buscando sempre o prazer na prática, auxiliando nos benefícios do corpo, na atividade proposta. Para Marcos Simões, o mais importante é aprender a respeitar o limite do corpo, evitando assim, possíveis lesões. “Na realização donatarajasana, diversas articulações são movimentadas, além de flexões recorrentes de joelhos e cotovelos, por isso, o cuidado constante na hora de praticar”, diz o professor.

A busca pelo equilíbrio é defendida por ambos os professores. Marcos Simões fala do aumento da força de concentração e Renata Quirino sobre a respiração controlada, para a realização do asana. “Quando o praticante olha atentamente para a mão esticada, ele consegue focar seu pensamento naquilo que está fazendo. E com a respiração contínua, no mesmo ritmo, é possível desacelerar a mente e se concentrar somente no exercício, conseguindo alcançar um dos objetos do Yoga”, conclui Quirino..



Execução do asana 
Para a execução do asana da representação de Shiva, o praticante deve ficar em pé, realizando um prolongamento do próprio corpo; após esse passo, a perna direita deve ser levantada e flexionada para trás. Com a mão direita, a pessoa deve segurar as pontas dos pés elevados. Ao inspirar, deve-se elevar a perna o mais alto que puder. O braço esquerdo deve ser mantido estendido, para frente, na altura dos olhos. O ideal é se manter na posição por tempo, procurando sempre respirar calmamente e no mesmo ritmo, a fim de buscar o equilíbrio entre corpo e mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário